Um Ano de Casado – Bodas de Papel – Comemoração

03/10/16

O primeiro ano de casado é, talvez, o ano mais importante da vida do casal. É nele que se aprende ainda mais um sobre o outro, que as primeiras tradições juntas são criadas, que se decora junto o primeiro apartamento. São várias lembranças e momentos gostosos de descoberta sobre o que é ser casado, não é mesmo?! Celebrar essa data de forma especial é também muito importante, por isso separei 11 ideias de decoração e presente para comemorar um ano de casados de forma criativa e inesquecível!

Neste post você encontra diversas ideias de comemoração, de DIY (faça-você-mesmo) para a decoração e também ideias temáticas para o  presente. Tenho certeza que as ideias abaixo vão te ajudar e fazer dessa data ainda mais especial! Vamos conferir?!

ideias para comemorar as bodas de papel

Ideias para comemorar as bodas de papel – Um Ano de Casados

O primeiro ano de casamento é conhecido como bodas de papel. Isso porque as bodas começam sendo de materiais mais frágeis, pois o casal ainda é novo, e depois se tornam materiais mais resistentes à medida que o casal vai passando anos e mais anos juntos, desenvolvendo um relacionamento também mais forte e resistente.

E tem coisa mais fofa do que comemorar as bodas aplicando o tema nos presentes e na decoração? Pensando nisso, separei neste post algumas formas que você pode usar o papel para a decoração e em seguida transformar presentes fofos e criativos nas bodas de papel!

Ideias para a decoração

Coração de papel

Você pode fazer uma parede com vários corações de papel recortados, ou você pode, por exemplo, escrever a data de casamento de vocês com vários coraçõezinhos pequenos. Você também pode estufar um pouco papel para que ele fique com um aspecto 3D. Se você for fazer um jantar em casa, recorte corações de papel e coloque ao longo da mesa na decoração.

E se você quiser guiar o caminho de onde está o presente de aniversário de casamento, você pode também usar os corações recortados e ir colocando eles ao longo da casa indicando o caminho. Os corações são um coringa para sua decoração de bodas de papel! Fácil de fazer e com diversas opções de uso!

coracoes de papel

Origami

O papel te oferece ainda uma possibilidade infinita de formas que você pode fazer através do origami, como pássaros, corações, flores, laços, estrelas… O que te permite montar uma decoração que combine exatamente com você e o seu marido! Basta procurar na internet pelo origami de algo que vocês dois gostem, ou que lembre algo que os dois gostam.

Os passarinhos, por exemplo, que são um clássico do origami, podem representar uma paixão por viajar, por conhecer novos lugares. As flores podem representar uma paixão pela natureza. Deixe sua criatividade te guiar e procure tutoriais na internet!

origami de papel para um ano de casado

Flores de papel

As flores já viraram um símbolo do romantismo, não é mesmo? Em todas as comemorações entre casais elas estão presentes, então por que não fazer flores de papel para o seu um ano de casado? Caso vocês decidam jantar em casa, enfeite a mesa com as flores de papel, faça algumas com caules e coloque-as em vasos.

flores de papel para comemorar um ano de casado

Lanternas de papel

Outra forma de incorporar o papel na sua decoração, é na iluminação, através de lanternas. Se você está pensando naquelas lanternas japonesas/chinesas, aquelas que aparecem no final do Enrolados (filme da Disney), você acertou! Elas não são tão difíceis de fazer como a gente imagina, tem até um tutorial no wikihow que te dá um passo a passo.

E para quem não gosta de projetos de faça-você-mesmo, também é possível encontrar elas à venda online e em lojas de acessórios de festas, por exemplo.

lanternas de papel enrolados

Ideias para presentes

Caixa de momentos

Vocês passaram um ano juntos. Doze meses cheios de descobertas, aventuras, talvez algumas brigas, e muitos momentos fofos. Essa data é uma ótima oportunidade para relembrar de todos esses momentos que vocês passaram juntos! Para isso, escreva em uma caixa de madeira (você pode fazer uma caixa de papel também!) “você lembra quando…?” e lá dentro coloque vários papéis enrolados, cada um narrando um momento especial que vocês viveram.

Se você quiser, você pode incluir fotos também para deixar a caixa mais visual, e pode incrementar a parte de fora da caixa. Para isso, você pode, por exemplo, imprimir várias letras de músicas que vocês gostam ou músicas fofas sobre casais e cortar partes delas para colar na caixa.

caixa de memorias casamento

“Abra quando”

Falei das cartas “abra quando” (open when letters) lá no post de sugestão de presentes criativos para amiga, e a ideia é a mesma. Essas cartas foram inspiradas no filme Ps: Eu te Amo, onde o marido da personagem principal, após morrer, deixa várias cartas à esposa. Elas devem ser feitas para momentos específicos, ditados no verso ou em alguma parte do envelope.

Você pode, por exemplo, escrever uma carta “abra quando precisar se lembrar do quanto eu te amo”, e colocar lá dentro algo que ajude seu marido a se lembrar do quanto você o ama, como fotos ou uma mensagem fofa de aniversário de casamento. Não existe um número máximo de cartas e nem uma regra de para quais situações elas devem ser criadas.

Se estiver sem criatividade, tente pensar em momentos pelos quais todos os casais passam, como “abra quando estivermos brigados” ou “abra quando estiver no trabalho e pensar em mim”, e coloque mensagens, fotos ou lembranças que se encaixem com o momento da carta. Se possível, tente colocar lá dentro coisas feitas de papel. Você pode entregar todas elas juntas amarradas com um lacinho!

aniversario de casamento cartas abra quando

Jarra de mensagens

Outra ideia é a jarra de memórias, ou jarra de mensagens. Imagine que o seu marido pudesse todos os dias ter uma lembrança do quanto ele é importante para você? Essa é a ideia da jarra.

Para fazê-la, você precisa de uma jarra transparente (uma mason jar ou um pote de conserva, por exemplo) e de várias memórias (fotos, momentos que vocês passaram juntos, uma música que te lembra ele) e mensagens em papel. Dobre os papeizinhos em quadrados pequenos e os coloque dentro da jarra. Você pode fazer quantos papéis quiser: para um mês, uma semana ou até mesmo um ano!

Observação: Se você busca sugestões de frases e recados para escrever não deixe de conferir o post com sugestões de Mensagens para Aniversário de Casamento

aniversario de casamento jarra de memorias

12 razões

Essa ideia também envolve cartas, mas é diferente das open when letters. Nesse caso, você vai escrever doze cartas falando de doze razões pelas quais você ama o seu marido e o último ano foi tão maravilhoso. Uma carta para cada mês que vocês estiveram casados.

Se você quiser ser bem fofa, pense em cada um desses meses que vocês passaram juntos e procure se lembrar de alguma situação na qual você aprendeu algo novo sobre o seu marido e escreva cada uma das cartas relembrando esses momentos e apontando aquele novo traço dele como uma das razões pelas quais você o ama.

Você pode colocar todas as cartas em um quadro e entregar para ele, colocar cada uma em um envelope diferente ou você pode juntar e amarrar elas com um lacinho de cetim e entregar todas juntas também!

aniversario de casamento doze razoes

Mensagens em balões

Essa é uma ideia que parece um pouco com a da jarra, mas as mensagens são lidas todas de uma vez. Você vai precisar escrever pequenas frases fofas em tirinhas de papel (pode ser um “eu te amo”, pode ser um pedaço de uma música que lembra vocês ou mensagens de aniversário de casamento também) e depois vai colocar as tirinhas em balões (uma em cada).

Depois de colocar os papéis dentro dos balões vazios, encha cada um deles e os amarre. Escreva neles algo como “me estoure” ou algo que dê a entender sobre o conteúdo, como “a música que mais me lembra você” — e não se esqueça de colocar também em algum lugar que ele deve estourar os balões para ler as mensagens. Separe um dos balões com uma mensagem maior, como uma carta e escreva nele “me estoure por último”.

A ideia é lotar o quarto de vocês ou a sala, ou até mesmo a casa, com os balões cheios de mensagens para quando ele chegar em casa ou acordar ver e ter uma surpresa fofa!

mensagens nos baloes

Espelho com post-its

A ideia é que logo ao acordar o seu marido já tenha uma surpresa bem especial: você pode colar vários post-its no espelho do banheiro formando um coração, e colocar uma mensagem fofa em cada um deles, como “você me faz tão feliz!” ou “feliz um ano de casado (de muitos)!”.

E eles não precisam ficar só nos espelhos não! Se você quiser, espalhe ainda mais post-its pela casa. Coloque na pasta de trabalho dele, dentro do armário da cozinha, na gaveta de meias… Qualquer lugar que você saiba que ele vai mexer durante o dia!

post its com mensagens fofas

Scrapbook

Scrapbook é um termo americano para algo que é muito usado lá nos Estados Unidos: as pessoas fazem colagens e escrevem mensagens em um caderno em branco, como uma espécie de diário, só que mais interativo. Por envolver o papel, é também uma ótima opção de presente para as bodas de papel: faça um scrapbook do primeiro ano de vocês juntos de presente para ele!

Vale colar aqueles tickets do primeiro filme que vocês viram depois de casados, as passagens da lua-de-mel, fotos dos melhores momentos e escrever várias mensagens fofas e especiais!

scrapbook aniversario de casamento

Espero que vocês tenham gostado das dicas de presentes e decoração para comemorar um ano de casado, ou as bodas de papel. Eu que já passei por isso sei como é gostoso comemorar o primeiro ano juntos de casados e como a data é especial para o casal! Espero que as dicas ajudem a tornar o dia ainda mais especial e romântico!

Não deixem de comentar depois quais ideias vocês mais gostaram, e se vocês já passaram por essa data assim como eu, me contem nos comentários como vocês comemoraram!

Leia também:
Bodas de Algodão – 2 anos de Casado
Bodas de Couro ou Trigo – 3 anos de Casado
Bodas Mensais de Casamento
Mensagens para Aniversário de Casamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Acho importante comemorar tudo.
    Um ano, dois, dez, vinte….
    Essas atenções valem muito a pena e fazem toda diferença.
    Bjs

  2. ellena disse:

    Amei as dicas ,muito fofas ,vou fazer toda rs
    parabèns pelo post .

  3. Manoelita disse:

    Gostei muito das sugestões!
    Muito obrigada!