Se inserir no mercado de trabalho não é algo fácil. Com a grande oferta de profissionais, as empresas tendem a “afunilar” as exigências, como o tempo de experiência na área. Esta situação dificulta o cenário para aqueles que buscam a oportunidade do primeiro emprego. Mas não se desespere! A seguir, apresentaremos 5 dicas essenciais para procurar o primeiro emprego. Confira!
5 Dicas essenciais para procurar o primeiro Emprego
1. Jovem Aprendiz
Para quem ainda está cursando o Nível Médio de escolaridade, o melhor caminho para conseguir o primeiro emprego é através de vagas do Programa Jovem Aprendiz. Este programa do governo é uma forma de auxiliar a inserção de jovens de 14 a 24 anos de idade a se inserirem no mercado de trabalho. As vagas nesta modalidade podem ser disponibilizadas e divulgadas diretamente pelas empresas e podem ser uma grande oportunidade para sua carreira futura.
2. Trainee
Para quem acabou de se formar na faculdade, um bom caminho para se inserir no mercado de trabalho é através do Programa de Trainee. Ele oferece a oportunidade de aprendizado para aqueles que se formaram recentemente, têm duração de até dois anos e, em geral, oferece salários bastante atrativos.
3. Compensação com habilidades e competências
Quem ainda não tem experiência profissional pode incrementar seu currículo destacando suas habilidades e competências. Leve em consideração o conhecimento e prática desenvolvidos em estágios, projetos, cursos e afins. Em alguns casos, por exemplo, o conhecimento de inglês ou domínio de um determinado software é um diferencial para o cargo.
Não possui cursos ainda? Que tal começar hoje mesmo? É possível encontrar cursos online, alguns até gratuitos, para enriquecer seu currículo.
4. Saiba “vender seu peixe”
O autoconhecimento é indispensável, não importa se o candidato possui experiência prévia ou não. Ao se conhecer bem, é mais fácil “vender seu peixe” e mostrar ao recrutador como você poderá contribuir para a empresa através da atuação no cargo. Estude previamente quais são os requisitos desejados para o cargo. Em seguida, lembre-se de usá-los para descrever a si mesmo, tanto no currículo quanto na entrevista de emprego. Mas lembre-se de sempre dizer a verdade, ok?
Outra forma de ganhar visibilidade perante os recrutadores é manter uma conta no LinkedIn, rede social amplamente usada para encontrar profissionais. Através dela, é possível também se candidatar a vagas de emprego. Alguns candidatos perderam o hábito, mas a carta de apresentação também pode ser um bom diferencial. Veja alguns modelos de carta de apresentação prontos.
5. Inicie um trabalho voluntário
Enquanto procura pelo primeiro emprego, uma boa dica para adquirir experiência é através do trabalho voluntário. Ofereça algumas horas de sua semana para executar um trabalho em uma ONG, por exemplo, e acumule prática que enriquecerá seu currículo.
Aqui, você conheceu 5 dicas essenciais para procurar o primeiro emprego. Coloque-as em prática e facilite o processo de inserção no mercado de trabalho. Uma dica extra é preferir a candidatura em vagas que não exijam experiência prévia, o que não é raro de se encontrar. Algumas empresas preferem oferecer o treinamento ao profissional, seguindo a própria metodologia organizacional.
Espero que este conteúdo tenha sido útil para você e ajude-o a encontrar o primeiro emprego. Compartilhe-o em suas redes sociais e continue nos acompanhando para mais dicas como estas.