Quem me conhece sabe que amo comida mineira! E um dos doces mais característicos de Minas é o famoso pudim de leite condensado. Ainda não conheci alguém que tenha provado e não tenha gostado, rs. E se você sempre quis aprender como fazer pudim, separei uma receita fácil e deliciosa para você!
Além do passo a passo, separei também 7 dicas incríveis que vão te ajudar a preparar o pudim de leite condensado perfeito! Quer conferir a receita e as dicas? É só continuar lendo o conteúdo!
Como fazer pudim: receita fácil e deliciosa!
Fazer um pudim gostoso pode ser complicado. Apesar de ser uma receita com poucos ingredientes, como você vai ver abaixo, não é tão simples. Isso porque é preciso certo cuidado na hora de fazer o seu pudim para garantir que ele vai ficar gostoso e na consistência certa.
Na dúvida, siga a receita e as dicas com cuidado! Abaixo separei a receita da calda e também a receita do pudim.
Calda de caramelo
Ingredientes
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1/2 xícara de chá de água quente
Modo de preparo
- Coloque o açúcar em uma panela a leve ao fogo baixo e espere derreter.
- Acrescente a água quente e mexa bem.
- Transfira a calda para a forma onde vai ser feito o pudim (o ideal é que seja uma forma com furo central).
- Reserve a forma.
Pudim de leite condensado
Ingredientes
- 395g de leite condensado (1 lata ou caixa)
- 395 de leite (use a lata de leite condensado para pegar a medida)
- 3 ovos
Modo de preparo
- Leve todos os ingredientes para o liquidificador: o leite condensado, o leite e os ovos.
- Bata bem. Para garantir que ele fiquei aerado, bata por pelo menos 5 minutos.
- Jogue a massa do pudim na forma reservada (a que contém a calda de caramelo).
- Tampe com papel alumínio e leve ao forno médio, a 180ºC em banho-maria com água fervendo ou quente. Deixe por 1h e 30 minutos.
- Antes de retirá-lo, faça o teste com um garfo: espete-o no pudim e, se ele sair meio seco, retire do forno.
- Deixe esfriar e leve à geladeira.
Observação: Se preferir, pode fazer o pudim no fogão, ao invés de fazer no forno. O tempo de espera é mais ou menos o mesmo, e lembre-se de fazê-lo em fogo baixo e sempre em banho-maria com água fervendo ou quente.
7 Dicas para o seu pudim ficar ainda mais gostoso
#1 O tempo no forno vai depender da potência do seu forno. Se ele for mais fraquinho, o seu pudim vai demorar mais. Retire apenas quando estiver marronzinho para garantir que está bem durinho.
#2 Cuidado com o caramelo! Ele é meio sensível, e se passar do ponto não costuma ficar tão gostoso. Por isso, vale uma atenção especial quando estiver fazendo a sua calda.
#3 Você pode incrementar o seu pudim. Pode acrescentar coco ralado ou essência de baunilha na mistura, por exemplo. Depois que fizer a receita tradicional e der certo, sinta-se à vontade para explorar outras opções!
#4 O banho-maria é essencial! É que garante a textura e consistência do seu pudim, e faz com que cozinhe da forma adequada. E também é muito importante que a água usada para o banho-maria esteja fervendo ou pelo menos quente.
#5 Se for dobrar a receita, não se preocupa com a calda. A não ser que você queira fazer mais calda para o seu pudim, pode deixar a mesma medida de açúcar para a calda que será o suficiente.
#6 Cuidado na hora de desenformar. Se preferir, coloque o pudim em banho-maria novamente e vá retirando ele aos poucos com a ajuda de uma faca, para garantir que ele não vai grudar. E claro: é melhor esperar que ele esfrie completamente antes de desenformar! Para isso, não custa colocá-lo na geladeira.
#7 Faça a receita com antecedência! A minha dica de colocá-lo na geladeira? O ideal é que seja por umas 4 a 6 horas. Logo, se planejar também é essencial. Como é uma receita delicada, se você estiver planejando servir o pudim em um almoço, por exemplo, recomendo que você o faça no dia anterior.
Espero que você tenha gostado de conferir essa receita fácil e deliciosa de como fazer pudim! Se quiser, aqui no blog também tem uma versão light do famoso pudim de leite condensado. E se você quiser mais dicas de doces, aqui no blog tem um post completo com várias receitas de sobremesas. Não deixe de conferir!
Beijos e até a próxima!