Aprender um novo idioma é uma tarefa empolgante e desafiante, que abre uma gama de novas possibilidades, tanto no aspecto pessoal, como fazer a viagem dos sonhos, quanto para objetivos profissionais, como intercâmbio, por exemplo. Além de ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento cerebral e cognitivo.
No Brasil, mais da metade da população não fala uma segunda língua, enquanto apenas 18% falam fluentemente. Dessa pequena porcentagem, apenas 4% falam espanhol, a língua materna de todos os nossos países vizinhos,a segunda mais falada nos EUA e terceira no mundo.
Por que é importante estudar espanhol?
Nós acabamos por deixar o espanhol de lado, mas é um idioma que pode agregar diversas oportunidades em diferentes campos. No cenário profissional, cada vez mais empresas latinas abrem uma franquia no país, o que torna o intercâmbio entre as línguas muito frequente.
Além é claro, dos ganhos salariais. De acordo com a pesquisa realizada pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), quase 30% dos gerentes que possuem fluência na língua ganham um salário maior.
No que diz respeito à cultura, conhecer a língua dos nossos “hermanos” nos permite conhecer mais a fundo sua vasta e rica literatura, artes, culinária e esportes, todos de renome mundial. Se você acha só por estarmos ao lado deles e que o “portunhol” irá ajudá-lo em ambos os casos, é melhor começar a pensar em aprender espanhol.
Como treinar o espanhol?
Para você que já iniciou os estudos, aqui vão algumas dicas para ampliar ainda mais sua fluência e vocabulário no idioma espanhol.
Pratique sua leitura
Não importa a língua que esteja aprendendo, praticar a leitura ajuda bastante. Então leia de tudo, desde revistas, até sites e posts de redes sociais em espanhol. Vai ajudar sua mente a assimilar as palavras e entendê-las melhor no futuro.
Outra boa dica para se acostumar com a língua é trocar o idioma principal do seu smartphone e computador para o espanhol. Ao invés de “atender chamada” você pode “responder la llamada”.
Cante e escute músicas latinas
Pode parecer uma dica boba, mas a música tem função fundamental no aprendizado da língua espanhola. Além de tornar tudo mais divertido e prazeroso. Nos aplicativos de música, como Spotify ou Deezer, ou até mesmo no YouTube, você encontra as mais variadas opções de acordo com o seu nível.
Que tal um pouco de Shakira, Ricky Martin, Alejandro Sanz, Marina de la Riva e Julieta Venegas para ajudar? Até mesmo artistas brasileiros, como Roberto Carlos e Caetano Veloso, já cantaram em espanhol.
Ouça Podcasts
Mesmo princípio da dica anterior, os podcasts também são ótimas ferramentas para ajudar a aprender espanhol se divertindo. Mas, com a vantagem de que você pode encontrar algo mais voltado para temas que te atraem.
Além de serem ótimas companhias para quando você estiver em trânsito. O podcast Hoy Hablamos, que se dedica a ensinar o idioma para os seus ouvintes, pode ser um ótimo ponto de início para acostumar os ouvidos.
Assista novelas e filmes
O entretenimento é uma arma poderosa no aprendizado de qualquer língua. Por isso, unir o lazer de assistir uma boa novela, ou série, e filmes, pode ser bastante útil nessa hora. Você nunca achou que todo o drama da Maria do Bairro viesse a calhar, não é?
Caso você não esteja tão nostálgico, hoje você encontra ótimas produções latinas nos streamings, para todos os gostos. Desde séries como La Casa de Papel e Mil Colmilhos, até filmes como Roma.
Assista canais de notícias
Assistir notícias em espanhol também é outra excelente forma de se familiarizar com a língua. Além de melhorar sua compreensão e incrementar o vocabulário, ajuda a se manter atualizado com tudo que está acontecendo no mundo.
Pratique com pessoas
A melhor forma de praticar o aprendizado é conversar e ouvir pessoas nativas do idioma. Por isso, procure formas de conhecer e conversar com elas, seja por grupos nas redes sociais ou as antigas salas de chat. Até mesmo amigos de amigos que estão no Brasil a visita, toda oportunidade é bem-vinda.
Faça um intercâmbio
Conversar com nativos é uma boa chance para treinar seu aprendizado, mas a melhor experiência possível para quem aprende uma língua é o intercâmbio. Uma total imersão, vivendo em um país diferente, com cultura e pessoas diferentes.
Seja por um período de férias ou por um longo período, ficar um tempo em um país que “habla el idioma” é ótimo para ajudar no domínio da língua.
Foque em um objetivo
Ao ter um objetivo claro para aprender espanhol, você poderá focar no melhor vocabulário. Se for para viajar, vale a pena aprender termos mais voltados para o dia a dia, para transitar e passear com o mínimo de dificuldade.
Já para o ambiente profissional, visando dar aquela incrementada no currículo, vale a pena focar em expressões de acordo com o seu trabalho, mais voltadas para os negócios.
Como praticar espanhol pela internet
Se você ainda não começou seus estudos, uma ótima opção é fazer um curso de espanhol online com flexibilidade para iniciar os estudos, encaixando as aulas na sua rotina diária e sem sair de casa.
Mesmo não estando na sala de aula, um curso online oferece uma imersão completa na língua, com um material didático atualizado e professor capacitado para tirar suas dúvidas e dar apoio durante o aprendizado.
Então arregace as mangas e comece a estudar esse idioma incrível que é o espanhol.