O gesso acartonado, ou drywall, é uma placa de gesso com papel cartão muita usada em projetos de arquitetura e design de interiores, principalmente por sua versatilidade e praticidade. Existem diversos tipos de placas de gesso acartonado, de variados tamanhos e medidas, para ambientes internos ou externos.
Para entender melhor sobre esse queridinho dos projetos, saber para que pode ser usado, suas características e aplicação, compartilhei neste post tudo sobre drywall. Ao final do post você vai conseguir confirmar se ele é de fato a melhor opção para o seu projeto de decoração! Vamos conferir?!
Tudo que você precisa saber sobre gesso acartonado
O que é o drywall?
Como eu falei no começo do post, o drywall (gesso acartonado) é uma placa formada por gesso e papel cartão. Essas placas podem ser de várias medidas.
As espessuras que vão de 10mm à 18mm, placas de 120cm de largura e 300cm de comprimento. Elas podem ter medidas especiais dependendo do projeto, e variam de acordo com o fornecedor.
O que sustenta essas placas são os perfis estruturais, que podem ser de madeira ou aço galvanizado. Esses perfis possuem três medidas diferentes: 48mm, para paredes estreitas; 70mm, para paredes comuns; 90mm, para quando o projeto incluir algum material isolante.
Os perfis devem ser escolhidos de acordo com o projeto, portanto não se esqueça de sempre ter um profissional qualificado te ajudando nas obras!
Como funciona a aplicação do drywall?
A aplicação do gesso acartonado é muito simples. Por isso várias pessoas optam por fazerem elas mesmas pequenos projetos com drywall (o famoso DIY).
Eu, porém, sempre recomendo ter um profissional de confiança para garantir que o resultado seja como você espera. Por mais fácil que pareça, esses profissionais possuem experiência e sabem de várias manhas e truques que não sabemos.
Antes mesmo da instalação, é preciso que algumas outras coisas aconteçam. O primeiro passo é determinar qual vai ser o tipo de placa usado no projeto.
As três mais comuns são:
- ST/Standard (cinza): chapa para uso geral de ambientes internos.
- RU/Resistente à umidade (verde): chapa para ambientes internos “molhados”, como banheiros e cozinhas. Essas chapas possuem silicone na sua composição, o que as torna mais resistentes à umidades e lhes adquire proteção antifungo. Mas lembre-se: infiltrações danificam o gesso, portanto as chapas não podem entrar em contato com água, mesmo sendo RU!
- RF/Resistente ao fogo (rosa): apesar de o drywall já apresentar uma excelente resistência ao fogo (o gesso por si só possui essa resistência), as chapas RU são reforçadas com componentes que retardam chamas, e por isso são recomendadas para saídas de emergência e áreas enclausuradas, como escadas.
E ainda temos algumas outras: chapas para áreas externas (cimentícia), de alta dureza, flexível (para superfícies curvas) e perfurada (para absorção acústica).
Depois de determinar qual a chapa ideal para o seu projeto e qual perfil estrutural vai ser utilizado, você confere quantas placas vão ser necessárias e quais as medidas, dependendo do tamanho da parede ou teto do projeto.
É preciso saber também o que vai ser instalado na parede quando pronta, já que paredes de gesso acartonado normalmente aguentam até 10kg em uma pequena área.
Para objetos entre 10 e 40kg, acessórios apropriados vão precisar ser utilizados para que a placa suporte o peso. Um exemplo de acessório são os suportes para TV. Eles servem para distribuir melhor o peso sobre a superfície da placa, o que evita rachaduras.
Para objetos com mais de 40kg, é preciso instalar reforços internos.
Os fabricantes devem informar o peso máximo suportado pelas placas de gesso.
Tendo todos os detalhes prévios acertados, começamos o passo a passo da instalação.
#1 Fixação dos perfis estruturais
Os perfis estruturais são como a base da parede ou teto a ser montado. Portanto, o primeiro passo para começar qualquer projeto com gesso acartonado, é posicioná-los e fixa-los nos locais adequados.
O perfil estrutural que segura uma drywall consta de duas partes: guia e montante. A guia (de piso, parede ou teto) deve ser instalada com espaçamento de 60cm entre os parafusos. Os montantes devem ser posicionados dentro das guias, com uma distância de 40cm a 60cm entre si.
A paginação dos montantes é que determina a instalação das placas, portanto tenha um cuidado especial!
#2 Corte das placas
Nem sempre o tamanho da parede condiz com um número redondo de placas. Às vezes é preciso uma placa menor para um detalhe. Nesses casos, a solução é cortar as placas de gesso acartonado para o tamanho necessário.
Para isso, garanta que o corte seja feito em superfícies retas e secas, e que ele seja feito com todo o cuidado. Esse também é o momento de confeccionar aberturas para portas, tomadas, fios e o que mais for preciso.
#3 Instalação das placas nos perfis estruturais
Para fixar as placas de gesso acartonado nos perfis estruturais, usa-se parafusos drywall, que devem ser colocados a no máximo 25cm de distância.
Caso esteja trabalhando com perfil estrutural de madeira, opte por colocar as chapas na horizontal. Vigas de madeira são mais propensas a deformar ao longo do tempo, e fixar as chapas horizontalmente garante um número maior de pregos e ajuda a minimizar essa deflexão.
Caso esteja trabalhando com perfil estrutural em aço galvanizado, as chapas devem ser fixadas verticalmente.
#4 Acabamento final
Para um bom acabamento, deve-se passar uma massa para junta. Após a primeira demão, coloca-se fitas (existem três tipos: para isolamento, para juntas e para cantos) e então, mais uma demão de massa para junta de acabamento.
Não se esqueça de colocar fitas em todas as juntas e cantos, e massa nas juntas e nos parafusos. Por fim, lixa-se a parede para garantir que ela esteja nivelada.
Dica: o acabamento da sua parede de drywall depende também do que será aplicado sobre ela. Se você for aplicar cerâmica, por exemplo, apenas o tratamento de juntas é o suficiente. Se você for pintar, a parede precisa estar nivelada e regularizada.
Bem simples, não é mesmo? Vale lembrar que a intenção desse passo a passo é dar uma ideia de como funciona a instalação de uma parede drywall, e não servir como instruções completas.
Vantagens: por que usar gesso acartonado?
Acabamento perfeito
Paredes e forros de gesso acartonado possuem um acabamento perfeito, com uma superfície lisa e sem emendas. E ainda aceita vários outros revestimento sobre sua superfície, como tinta, tecidos, cerâmicas, pastilhas de vidro…
Rapidez
Uma das maiores vantagens em relação à alvenaria ou gesso, é uma obra muito mais rápida, graças à facilidade da aplicação do drywall.
Menos bagunça
Ainda, além de uma obra mais rápida, o gesso acartonado te permite uma obra mais limpa! Não existe umidade durante a construção, descarta-se pouco material e se produz muito pouco resíduo.
Mais leve
Além de rápido, prático e limpo, o gesso acartonado também possui uma estrutura muito mais leve que de alvenaria.
Resistência ao fogo
Além do gesso por si só já apresentar essa resistência, por seu peso ser composto 20% de água, o drywall reduz ainda mais a propagação de chamas.
Permite isolantes
Em projetos de gesso acartonado, você pode optar por colocar isolantes acústicos e/ou térmicos em seu interior.
Projetos luminotécnicos
Uma das razões para o drywall ser o queridinho de arquitetos e designers. Ele trabalha muito bem com projetos luminotécnicos e iluminação embutida.
Versatilidade
O gesso acartonado é bastante versátil, e permite projetos ousados e criativos. Pode ser cortado em formas curvas, aceita vários revestimentos, adapta-se ao aço, concreto ou madeira, e ainda pode ser usado para criação de móveis acoplados à parede.
Econômico: uma parede de drywall é pelo menos 10% mais barata do que uma com alvenaria convencional.
Nem tudo são flores: desvantagens do gesso acartonado
Não é resistente à umidade
Como eu falei ali em cima, as placas de gesso acartonado não devem entrar em contato com água, já que infiltrações danificam o gesso. Por isso é muito importante um cuidado especial quando for usar drywall em ambientes “molhados”, como banheiros e cozinhas.
Limite de peso
Paredes de gesso acartonado não aguentam objetos e estruturas muito pesadas, o que pode complicar seu projeto dependendo do que ele incluir e também é algo que terá que ser levado em consideração caso você vá redecorar o espaço.
Caso você queira incluir estruturas internas de reforço futuramente, vai ser preciso comprar e instalar também novas chapas de gesso.
Uso de gesso acartonado em projetos
Agora que você já entendeu o que é o gesso acartonado, como funciona sua aplicação e quais são suas vantagens e desvantagens, com certeza ficou mais fácil ver se ele é a opção ideal para você.
Mas antes que você decida como usá-lo, resolvi separar também inspirações de diversos projetos que podem ser feitos usando o drywall. Vamos lá?!
Projetos com curvas
Pode parecer diferente a princípio, mas além de ser uma ideia criativa, gera resultados muito interessantes! Linhas curvas dão movimento, alegria e entusiasmo a um espaço. Além disso, dá um toque especial ao projeto.
Gesso acartonado em forros
Ele é muito usado em forros, principalmente por ser mais prático, limpo e rápido do que projetos com gesso tradicional. Além de permitir projetos criativos!
Painel de drywall
Outra opção também é usar o gesso acartonado para a criação de um painel para televisão, com prateleiras e até mesmo móveis acoplados, que também podem ser de drywall!
Divisão de ambientes
Outro jeito de usar o gesso acartonado é para dividir dois ambientes. Muitas vezes acrescentar uma pequena parede de drywall faz toda a diferença, dando privacidade a diferentes espaços sem prejudicar a ventilação ou percepção do espaço.
Projeto luminotécnico
Spots e luminárias embutidas, pêndulos, rebaixamentos com paflons embutidos… As possibilidades são muito variadas quando envolvemos projetos luminotécnicos e drywall!
Meia parede
Às vezes queremos dividir um mesmo ambiente em dois espaços, mas não com uma parede inteira. Isso pode ser feito através de uma meia parede de gesso acartonado, por exemplo.
Ela também pode ser criada como parte criativa de um projeto, para incrementar a cabeceira de uma cama, uma parte de um escritório, etc.
Você também pode combinar essas ideias para um resultado ainda mais bacana! Por exemplo: um painel com projeto luminotécnico que divide dois ambientes. Ou um projeto de gesso acartonado para forro com curvas e luminárias embutidas.
O mais legal do drywall é que ele permite que sua criatividade voe longe!
Espero que você tenha gostado do guia de tudo que você precisa saber sobre gesso acartonado! Tenho certeza que se você ainda não tiver experimentado, vai amar a praticidade dele! Me conte depois quais ideias você mais gostou.
Se quiser conferir outros conteúdos sobre decorações e materiais, separei três em especial que acho que você vai amar:
Beijos e até a próxima!
Muito legal essa matéria sobre Drywall. Aqui no Espírito Santo as pessoas ainda estão se acostumando com o gesso acartonado. Trabalhei nos EUA com o sistema e agora trabalho om ele aqui.
Jefferson, tudo bem?
Que bom que gostou!
Beijos,
Ju
Obrigada adorei
Boa essa materia vou fazer 40 metros de gesso acartonado na minha casa 5 m divisoria e 40 contra parede com isolamento acustico casa geminada
Muito boa essa matéria, esclarecimentos ótimos em todos os aspectos, só tenho uma pergunta: _ Posso instalar as peças no metalão??? Agradeço desde já, abraço.
Muito bom, parabéns !
Muito bom esse ,aqui na regiao norte esta comesando a ser adotada com perfeição.
Nossa , muito legal as explicações sobre o gesso acartonado. Uma opção a mais que temos de mudar decoração de casa e escritórios.
EXCELENTES DICAS, PARABÉNS!
MUITO PRATICO….ADOREI AS DICAS.
adorei as dicas, aqui na minha cidade a procura esta aumentando muito por conta da leveza, limpeza, praticidade e rapidez
só acrescento que hoje existe placas resistente a umidades elas são verde podendo criar banheiros e revestir com cerâmicas e outros. E quanto ao peso é sempre bom informar ao profissional qual a necessidade pois terá que ser preparada para tal suporte como: tv, armário e etc.
Posso passar gesso para nivelar uma placa de draywall? Poia na junção de uma placa e outro ficou um desnível de 03 mm.
sandra, tudo bem?
Acredito que sim, mas acho interessante voê mostrar a sua questão para um especialista. Afinal, não estou vendo então fica complicado opinar…
Beijos,
Ju
bom dia, gostaria de saber se é possivel utilizar em apartamento/casa localizados na praia em funcao destas chapas. Desejo utilizar no forro para iluminacao.
Muito bom o artigo, realmente tem um conteúdo muito relevante!!!
Aqui no Brasil nem todos sabem os benefícios e a beleza que o gesso acartonado pode trazer!
Boa noite,coloquei este gesso cartonado aq em casa no teto,ficou muito bom apos o pintor termina mas apos 15 a 20 dias começou a ceder nas emendas e aparecer tricas,vcs poderiam me responde o porquê e se tem perigo de cais?.
olá boa tarde é mais seguro fazer forro de gesso acartonado ou o gesso convencinal, pretendo forrar minha casa quartos e banheiro, qual vc me indica?
Boa noite. Sou profissional da arte em drywall. Sempre que surgir um projeto inusitado, complexo ao extremo que necessitarem de alguém pra executar, estarei com toda humildade aguardando um contato para uma possível contratação.
Muito bom essas parede gostei.