Como eu falei no post de temas de festa infantil, apesar de não ter filhos, tenho certeza que vou curtir momento os momentos de preparação das festinhas! E como sei que as mamães estão sempre buscando ideias de comidinhas e bebidinhas práticas e fáceis, resolvi separar algumas sugestões para menu de festa infantil.
Abaixo vocês vão encontrar sugestões de comidas salgadas, doces, ideias para bebidas que são práticas, rápidas e não pesam muito no orçamento. Você pode montar o seu próprio menu com uma ou mais das sugestões! Vamos conferir?!
Menu de Festa Infantil
Salgados
- Cachorro quente
O cachorro quente é quase um coringa de festas em geral. Além de ser uma opção barata e muito fácil de fazer, costuma agradar todos os convidados. No caso de festas infantis, o maior problema desse tipo de comida acaba sendo a bagunça.
Para evitá-la, você pode servir os cachorros quentes com saquinhos próprios (em vários lugares você já encontra um saco grande que vem com os pães e o número certo de saquinhos). Você pode também separar pratinhos de plástico para as crianças comerem os cachorros quentes em cima — aliás, o pratinho de plástico é sempre uma boa garantia!
- Pipoca salgada
A pipoca é um outro coringa, e combina muito bem com festas nas quais as crianças vão assistir algum filme juntas, como uma recepção no estilo “cinema em casa”. A pipoca é uma das opções mais baratas de comidinhas para crianças, e elas amam! Você pode fazer a sua em casa com milho, ou pode também comprar pipocas prontas de micro-ondas, que já vem com sabores diferentes!
Caso você opte por fazer em casa, mas queira criar opções diferentes de sabores, é só procurar em supermercados por temperos em pó. Você pode fazer uma pipoca de bacon, por exemplo, colocando bacon em pó, misturando e acrescentando pedacinhos de bacon depois! E uma ótima dica na hora de servir as pipocas, é comprar saquinhos parecidos com aqueles de cinema e servir elas individualmente!
- Hambúrguer
A opção de hambúrguer pode não ser tão simples quanto a pipoca ou o cachorro quente, mas não chega a ser complicada e também não é muito cara. Você pode comprar os hambúrgueres prontos (congelados), mas também pode fazer eles em casa, uma opção mais gostosa e saudável.
Assim como no caso dos cachorros quentes, sirva-os com um saquinho próprio e deixe os pratinhos descartáveis para evitar a bagunça! E para os recheios, foque em coisas que as crianças gostam, como queijos e bacon.
- Salgadinhos de pacotinho
Essa é uma ótima opção para quem não quer ter trabalho nenhum, e o melhor de tudo é que eu tenho certeza que as crianças vão adorar. Você pode comprar vários tipos de salgadinhos diferentes, como Doritos, Ruffles, Cheetos, de diversos sabores e formatos diferentes, e depois basta servir os salgadinhos em recipientes separados e deixar a criançada aproveitar!
- Coxinha
Mesmo que você queira fugir da opção tradicional de encomendar salgados como coxinhas, empadinhas, quibes e outros, incluir a coxinha no seu cardápio pode ser uma boa opção. Isso porque as crianças costumam gostar bastante dela, e é uma comidinha que alimenta bem. Caso você queira, você pode fazer suas coxinhas em casa! Separei abaixo uma receita de coxinha de mandioca:
Ingredientes
- 2 col. de sopa de azeite
- ¼ de cebola picada
- 1 xícara de chá de carne seca
- 1 col. de sopa de cebolinha
- 1 col. de chá de pimenta
- 1 col. de chá de sal
- 500g de mandioca
- 2 col. de sopa de manteiga
- Leite e farinha de rosca
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Para preparar o recheio, coloque as duas colheres de azeite em uma panela e acrescente a cebola, deixando dourar. Acrescente em seguida a carne seca, a cebolinha, o sal e a pimenta e misture bem. Reserve.
Coloque as mandiocas em uma panela grande com água fervente e uma pitada de sal e espere cozinhar, até ficar macia. Separe em um outro recipiente, acrescente as duas colheres de manteiga e algum tempero opcional, e amasse bem.
Depois é a hora de montar as coxinhas. Pegue um pouco da massa de mandioca na mão, amasse, coloque o recheio no centro e com as mãos enrole a massa no formato de uma coxinha. Na hora de fritá-las, passe cada coxinha no leite e na farinha de rosca, e depois coloque em uma panela com óleo já quente para fritar.
Você pode mudar o recheio da sua coxinha se quiser! A receita da massa permanece a mesma!
- Macarrão com salsicha
O macarrão é mais uma das opções de comidas baratinhas e fáceis que as crianças adoram! E para deixa-lo mais divertido e saboroso, você pode fazer um spaghetti com salsicha que é bem fácil, fica gostoso e as crianças com certeza vão gostar! Eu separei a receita do macarrão divertido aqui no blog!
- Biscoitos e pães de queijo
Para quem gosta de fazer comidinhas em casa, os biscoitinhos de queijo podem ser uma ótima opção. É uma receita que leva mais ou menos 30 minutos, e o resultado é bem gostoso! E claro que como boa mineira, não posso deixar de recomendar os queridos pães de queijo. Ambos você pode comprar pronto, mas deixei abaixo também as receitas para quem gosta de comidinhas feitas em casa:
BISCOITO DE QUEIJO (via)
Ingredientes
- 4 xícaras de chá de polvilho azedo (dá para fazer com o doce, mas a massa fica um pouco mais pesada)
- 3 xícaras de chá de queijo ralado
- 1 xícara de chá de leite gelado
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de óleo (faltando 2 dedos para ficar cheia)
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Molhe o polvilho com o leite gelado e amasse com as mãos até ficar soltinho. Esquente bem o óleo e acrescente ao polvilho já molhado, amassando bem. Acrescente o queijo e os ovos e continue amassando até ficar firme. Se sentir necessário, acrescente sal a gosto. Enrole os biscoitinhos no formato desejado, leve em uma forma untada ao forno preaquecido até dourar um pouco.
Dicas: não deixe os biscoitos no forno por muito tempo, pois podem ficar duros! O ideal é que a massa fique firme, mas não dura — se preciso acrescente um ovo a mais, e se ficar muito mole é só acrescentar mais polvilho. Se a massa grudar um pouco nos dedos para enrolar, basta passar um pouco de óleo nas mãos.
PÃO DE QUEIJO (via)
Ingredientes
- 500g de polvilho azedo
- 1 copo americano de água
- 1 copo americano de leite
- ½ xícara de óleo
- 2 ovos
- 100g de queijo parmesão ralado
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Ferva a água em uma panela e acrescente o leite, o óleo e o sal. Adicione o polvilho, misture bem e comece a sovar a massa com o fogo desligado. Quando a massa estiver morna, coloque o queijo parmesão e os ovos e misture bem. Unte as mãos e faça bolinhas de 2cm de diâmetro.
Disponha as bolinhas em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos.
Doces
- Panqueca de chocolate
Muito famosa nos Estados Unidos, a panqueca de chocolate é uma receita fácil e que rende bastante, além de ser um sucesso com as crianças. A receita que separei abaixo rende mais ou menos 15 panquecas, e elas alimentam bem: você pode servir de duas a três panquecas por criança que é o suficiente.
Ingredientes
- 2 gemas de ovo
- 2 claras batidas em neve
- 40g de açúcar
- 350ml de leite
- 3 col. de sopa de manteiga derretida (45g)
- 1 col. de chá de extrato de baunilha
- 350g de farinha de trigo
- 30g de cacau em pó
- 1 col. de chá de fermento em pó
- 100g de chocolate ralado
- 250ml de creme de leite
- 200g de chocolate meio amargo
Modo de preparo
Coloque as duas gemas de ovo com o açúcar em um recipiente e misture bem. Em seguida acrescente o leite, as claras em neve, a manteiga derretida e o extrato de baunilha, misturando todo o tempo.
Em outro recipiente, acrescente a farinha de trigo e o cacau em pó através de uma peneira, em seguida o fermento em pó e misture bem. Acrescente a mistura com os ovos, leite e manteiga feita acima, mexa, acrescente o chocolate ralado e misture até ter uma massa grossinha, mas liquida. Reserve de 15 a 20 minutos.
Enquanto isso, faça a calda. Você pode derreter os 200g de chocolate meio amargo no micro-ondas (de 30 em 30 segundos) e acrescentar o creme de leite ao chocolate derretido, ou você pode ferver o creme de leite em uma panela e depois misturar com o chocolate meio amargo até obter um creme. Reserve.
Com a ajuda de um papel toalha, passe um pouco de óleo de coco em uma frigideira. Pegue um pouco da massa da panqueca com uma concha e despeje na panela. Quando a massa começar a criar furinhos e bolhas, você pode virá-la. Repita o processo até a massa acabar.
Na hora de servir coloque de duas a três panquecas empilhadas e despeje a calda de chocolate por cima.
- Paçoca
Uma ótima opção para crianças que fazem aniversário em Junho/Julho e para quem for fazer uma festa temática com comidas de festa junina. A paçoca é uma opção de doce que não te dá trabalho, já que você compra ela pronta, e agrada a maior parte das crianças! Você pode organizá-las de forma criativa (montando uma torre, por exemplo), ou servir as paçocas na própria caixinha.
- Brigadeiro
O brigadeiro é o coringa dos doces, não é mesmo? Muito difícil não agradar as crianças com a receita tradicional, e você ainda pode inovar e procurar outros tipos de brigadeiros para fazer. Na hora de servir você pode enrolar (forma tradicional), ou servir ele mais molinho em copinhos. Aqui no blog tem receita de brigadeiro de Oreo, e você ainda pode fazer beijinho para as crianças:
A receita do beijinho é a mesma do creme de coco do prestígio gelado.
Ingredientes
- 100ml de leite integral
- 150g de coco ralado sem açúcar
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo
Coloque o leite condensado, o coco ralado e o leite integral em uma panela a fogo baixo e misture bem até o creme soltar da panela, exatamente como no ponto do brigadeiro tradicional. Você pode dobrar a quantidade de ingredientes para um rendimento maior.
- Pipoca doce
Assim como no caso da pipoca salgada, a pipoca doce também é um ótimo coringa para festas infantis, e cabe muito em festas do tipo “cinema em casa”. Para fazer a pipoca caramelada, por exemplo, basta acrescentar água e açúcar na panela em que você for fazer a pipoca. Ou você pode fazer a calda separada e jogar por cima da pipoca depois, e ela pode ser de diversos sabores.
- Sorvete
Se na sua cidade está fazendo aquele calor típico do Brasil, optar por uma sobremesa com sorvete pode ser uma excelente ideia. Você pode comprar e já servir o sorvete pronto para as crianças, uma opção bastante prática, você pode fazer um sorvete caseiro ou até mesmo procurar outras receitas diferentes e geladinhas, como um bolo de sorvete!
SORVETE DE LEITE CONDENSADO (via)
Ingredientes
- 1 caixa de gelatina de pêssego ou outro sabor de sua preferência
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
Modo de preparo
Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e deixe amornar. Com ela ainda líquida, bata no liquidificador com o leite condensado e o creme de leite. Coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer até você perceber que a massa endureceu. Bata na batedeira até ficar cremoso e transfira para um refratário fundo.
Leve à geladeira até a hora de servir. Você pode servir com frutas, calda de chocolate caseira (basta misturar 200g de chocolate meio amargo com 250ml de creme de leite) ou qualquer outra opção de sua preferência.
- Balas e bombons
Muito provavelmente a opção mais prática de todas, com o melhor custo-benefício: você pode comprar várias balinhas e bombons para servir para as crianças como opção de doce. Se você for em lojas de artigos de festa, você encontra pacotes grandes de diferentes tipos e sabores de balas, o que te permite montar uma mesa de doce colorida e diversa!
Bebidas
Um dos detalhes mais importantes para uma festa infantil de sucesso é o carinho com os detalhes e a forma como você apresenta o menu para as crianças. Se você for criativa, consegue fazer os meninos comerem até mesmo cenouras e coisas que eles não estão acostumados.
No caso das bebidinhas, separei duas ideias de bebidas que você pode servir sem precisar de nenhuma preparação, e também duas formas diferentes e mais lúdicas de servir diversas opções de bebidas.
- Garrafinhas
A primeira opção, são as garrafinhas. Hoje em dia você encontra vários desses modelos para venda: garrafas que imitam aquelas de leite antigas, e que vem com um canudinho já incluído. Você pode procurar modelos de plástico, caso as crianças sejam mais novas. E o legal é que você pode servir sucos ou refrigerantes, as garrafinhas já vão fazer sucesso!
- Copos coloridos
Outra forma divertida de servir as bebidas caso você não queira ou não encontre as garrafinhas para comprar, é optar por copos coloridos. No caso de festas temáticas, você pode comprar copos das cores do tema ou que já sejam temáticos também! No caso de festas mais simples, compre várias cores de copos para que o resultado fique bem colorido!
- Sucos de caixinha
Uma opção bacana para quem não quer ter muito trabalho é servir sucos de caixinha para as crianças. Você pode já deixá-los dispostos por sabor (o que deixa a decoração mais colorida também), ou pode até mesmo decorá-los, como a sugestão que eu dei para aniversários de tema Lego, lá no post de temas de festas infantis.
- Coquinhas
Outra ótima opção que é prática e não te dá muito trabalho, é servir coquinhas para as crianças. Ao invés de optar por latinhas e garrafas grandes de 600ml, compre aquelas garrafinhas de plástico pequenas ou até mesmo as latinhas em miniatura. Você pode deixa-las dispostas em um balde com gelo para que as crianças peguem a vontade, por exemplo.
Espero que vocês tenham gostado das ideias e sugestões para menu de festa infantil! Lembre-se: o mais legal de programar um menu de festa para crianças é que você pode servir comidinhas simples e pode também usar e abusar da criatividade!
Olá Ju,tudo bem?Eu te achei há poucos dias e adorei seus vídeos!Estou vendo aos poucos…quero ver todos!Amo mesa posta!Eu moro em Curitiba e aqui tem uma torta de origem inglesa MARAVILHOSA!Banoffee,você já conhece?Adoraria ver um vlog seu preparando essa torta para um café da tarde…se gostar da idéia,deixo a receita!Na Internet tem a receita,mas as vezes com muita variaçoes,fugindo assim da originalEssa torta é composta por base de biscoito triturado e manteiga,doce de leite,bananas em rodelas e creme de leite fresco batido em chantilly,canela para decorar e dar sabor,serve_se com café expresso ou café coado bem forte…Muito prática e deliciosa!O que achou da idéia?Fico aguardando…bjs Sil
Silvana, tudo bem?
Que delicia receber você por aqui no blog!
Adorei a sugestão pode me mandar a sua receita sim! Vou tentar reproduzir!
Beijos,
ju
Banoffee Pie (Torta de Banana)
Ingredientes:
200 g de biscoito maizena
100 g de manteiga sem sal
500 g de creme de leite fresco pasteurizado (não pode ser o de lata e nem o de caixinha)
2 colheres de sopa (rasas) de açúcar
1 lata de leite condensado
5 bananas nanicas maduras, porém não muito.
Modo de Preparo:
Passo 1: Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão e cubra com água. Acenda o fogo, deixe a água da panela ferver e quando o chiado da pressão começar, conte 35 a 40 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Só então abra a panela e deixe agora a latinha esfriar. Quando estiver fria, abra a lata, retire o doce de leite e reserve. Não tente abrir a lata ainda quente senão você poderá sofrer sérias queimaduras. Se quiser pode utilizar um doce de leite comercial, mas nada se compara ao doce de leite feito com leite condensado.
Passo 2: No copo do liquidificador coloque os biscoitos maizena e triture-os bastante até formar uma farinha. Agite o liquidificador enquanto ele funciona, para facilitar.
Passo 3: Corte a manteiga em pedaços e junte à farinha dos biscoitos. Molde a massa com as pontas dos dedos até que a farinha incorpore toda a farinha
Passo 4: Pegue uma forma com fundo removível de 26 cm de diâmetro. Forre com a massa e aperte com os dedos para formar o fundo da massa.
Passo 5: Leve a massa para assar a 180 graus por aproximadamente 15 minutos. A minha ficou um pouco mais e quase queimou.
Passo 6: Coloque todo o doce de leite sobre a massa.
Passo 7: Por cima do doce de leite, coloque as rodelas de banana.
Passo 8: Bata o creme de leite com o açúcar até formar picos. Muito cuidado para que não vire manteiga, pois é creme de leite fresco. Na dúvida, vá batendo o chantilly, desligue de vez em quando e prove para saber se já está bom. O ponto de viragem para manteiga é instantâneo e, se acontecer, você perde todo o creme de leite.
Passo 9: Com o auxílio de uma manga (saco de confeitar) aplique o chantilly sobre as bananas.
Passo 9: Leve a torta para a geladeira. Sirva bem gelada.Polvilhe com canela,se gostar!
Fiquei muito feliz por ter respondido tão rápido e ter sido tão gentil!Obrigada Bjs,Ju
https://receitapassoapasso.blogspot.com.br/2013/05/banoffee-pie-torta-de-banana.html
Oi Ju,adorei você ter respondido tão rápido e ser tão gentil…achei essa receita na internet que é a cópia fiel da banoffee,muito boa…além de ter fotos no passo a passo,tem também a história da origem da torta!espero que goste…rs
Obrigada pela receitaaa!
Adorei! <3
Adoro o tema festas e recepções. Estou me fazendo no seu blog Ju! É o meu preferido! Super me identifiquei com seu estilo de blog! Parabéns! Sou sua fã!
Ju bom dia, amei a primeira aula do workshop. Maravilhosa. Obrigada pela oportunidade de aprendizado e pelo seu carinho com nós leitoras. Ama você e aguardo a próxima aula ansiosa. Beijo e tudo de melhor sempre agora entendo realmente o significado de etiqueta.
Ju bom dia, amei a primeira aula do workshop. Maravilhosa. Obrigada pela oportunidade de aprendizado e pelo seu carinho com nós leitoras. Amo você e aguardo a próxima aula ansiosa. Beijo e tudo de melhor sempre agora entendo realmente o significado de etiqueta.
Gostaria de participar do workshop como receber em casa mas não consegui fazer minha inscrição. Pode ser por aqui .grata juliana
Ju, tudo bem?
Basta acessar o site receberemesaposta.com.br e acessar as aulas! 😉
Beijos,
Ju
Amei essas sugestões, vou colocar algumas em prática. Obrigada!
Amei e se Deus quiser fou faser na festa da minha neta.