Como todos sabem eu moro em Belo Horizonte e gosto muito dessa cidade. Na verdade, gosto tanto devido a tantas opções diversas que temos por aqui tanto de restaurantes e bares quanto de museus e pontos turísticos. Abaixo, você irá encontrar dicas que vão te ajudar com o que fazer em Belo Horizonte, seja um roteiro de 01 dia, 02 dias, 03 dias, ou até mesmo para passar o final de semana. Siga essa dicas e aproveitem essa cidade linda que é a minha BH!
“Beagá” é a cidade do uai, do pão de queijo e dos bares. Com tanta coisa diferente e gostosa não tem como não aproveitar para conhecer cada detalhe dessa cidade linda. Por isso, separei várias dicas que vão te ajudar caso você seja algum turista à procura de algum lugar bacana ou algum morador com vontade de conhecer a própria cidade.
O que fazer em Belo Horizonte
Sobre Belo Horizonte
Belo Horizonte é uma cidade grande, com aproximadamente 1,4 milhões de pessoas. A cidade possui uma boa infraestrutura e alguns bairros bem movimentados durante o dia e a noite. Além de restaurantes bem conhecidos os bares são bastante movimentos. O transporte pode depender muitas vezes de ônibus, metrôs ou táxis.
Praças
Praça da Liberdade
Com jardins inspirados no Palácio de Versalhes, a praça foi construída no ponto mais alto da cidade antigamente e circunscrita à Avenida do Contorno. É um lugar delicioso para encontrar com os amigos, fazer uma caminhada no final ou no começo do dia. Com uma beleza única, encanta qualquer um com seu verde e seus chafarizes.Desde 2010 todos os prédios ao redor da praça foram transformados em museus e a região se tornou o maior conjunto integrado do país.
Praça do Papa
É uma das praças com a vista mais linda de toda cidade. Seja para ir de dia, fazer um piquenique com a família, correr pela praça ou até comprar um algodão doce, ou de noite para ver todas as luzes dos prédios de BH: é um lugar incrível. Vale com certeza a visita. Aproveite também e passe na Rua do Amendoim logo do lado. A “rua do sobe desce” como é chamada, é um dos pontos turísticos que na ladeira ao invés dos carros desligados descerem, eles sobem.
Praça da Assembléia
Nomeada “Praça Carlos Chagas” é popularmente conhecida como Praça da Assembléia pois junto a praça está a Assembléia Legislativa de Belo Horizonte. Bem espaçada, com brinquedos para as crianças brincarem e espaço para correr, é uma das praças mais bonitas de BH. É um lugar bem familiar, que sempre vai estar cheio e com uma energia muito boa.
Praça Floriano Peixoto
Por ser uma praça em um bairro residencial, a tranquilidade e nostalgia que te impacta é ótima. Um lugar bem tranquilo para levar seus filhos e passar o final de tarde. Vale a pena conhecer e depois desvendar melhor o bairro Santa Efigênia.
Museus
CCBB- Circuito Cultural Banco do Brasil
Inaugurado em 2013 é uma parceria entre o Banco do Brasil e o Governo do Estado de Minas Gerais. Se tornou um espaço de cultura, lazer e arte. Está dentre os os dez museus mais visitados do Brasil de acordo com o ranking do IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus. Se você gosta de frequentar museus, não pode deixar de incluir no seu roteiro. Além disso, o CCBB fica na praça da liberdade, outro ponto turístico imperdível em BH.
Memorial Minas Gerais
Esse museu traz a alma e as tradições mineiras contadas de forma original e interativa, colocando o passado e presente em um contato direto. Ótimo para entender melhor sobre a história de Minas Gerais.
Planetário Espaço UFMG
O museu inteiro vira um cinema imersivo, dando uma sensação de envolvimento e profundidade. É uma grande viagem no Sistema Solar e vale muito tirar um dia para conhecer. Além de muito bonito é um espaço autêntico.
Museu de Arte da Pampulha
Museu inaugurado em 1957, reflexo da expansão urbana, populacional e cultural de Belo Horizonte. Oferece ao público experiências reflexivas, simbólicas, afetivas e sensoriais.
Museu Brasileiro do Futebol
Se você gosta de Futebol com certeza vai amar esse museu. É um local que conta sobre a emoção e a paixão dos brasileiros pelo esporte. Possui uma representação de ícones do futebol que já estiveram presentes jogando no estádio.
Pontos turísticos
Mercado Central
É um dos pontos de comércio mais procurados de Belo Horizonte. É uma união de tudo o que você pode imaginar: temperos, aromas, sabores. O melhor lugar para conhecer as comidas típicas, de conhecer artesanatos e um pouco da cultura popular. Além de que é bem acessível e sua localidade fica no Centro da cidade. Seja para fazer uma visita, compras ou até mesmo tomar uma cerveja, este é um dos pontos turísticos que não pode ficar de fora do seu roteiro quando vier a BH.
Mineirão
Mineirão ou Estádio Governador Magalhães Pinto é o estádio de futebol de Belo Horizonte. Como citado antes, dentro dele se encontra o Museu Brasileiro do Futebol. Entretanto, é um ótimo lugar para passeios também. Atualmente aos fins de semana encontra-se uma grande quantidade de pessoas em bares na esplanada do estádio ou então praticando algum esporte. É uma ótima opção para o fim de semana. Recomendo também você verificar o calendário de Jogos do Cruzeiro e do Atlético, ir ao estádio para algum dos principais clubes do Brasil pode ser uma ótima experiência.
Obra do Oscar Niemeyer (Igrejinha da Pampulha)
É o cartão postal de Belo Horizonte. O trabalho de Niemeyer se destaca por sua originalidade e seus traços marcantes. Além de que a Igrejinha se localiza na orla da lagoa, um espaço ótimo para ver o pôr-do-sol, andar de patins, bicicleta, tirar fotos.. aproveitar bem um final de semana!
Mirante do Mangabeiras
Uma área de preservação ambiental, com dois decks instalados possui aos visitantes uma linda vista de toda a cidade. É um ótimo lugar também para assistir o nascer ou pôr do sol. No Mirante está localizada a maior tirolesa do estado em extensão. Seja para estar próximo da natureza ou apenas para ver a linda vista de Belo Horizonte, essa é uma excelente opção de passeio.
Parque Guanabara
Fundado há 66 anos, possui diversos brinquedos para diversas idades além de uma praça de alimentação dentro do parque. Junto a isso, também possui uma vista linda da região da Pampulha, onde fica uma das lagoas da cidade, é uma ótima opção para o que fazer em BH com crianças.
Restaurantes
Pão de Queijaria
Um espaço gastronômico que serve diversos tipos de sanduíches feitos em pães de queijo. Além disso, esse restaurante se encontra no bairro Savassi onde possui outros vários restaurantes, shoppings e pubs.
Xapuri
Espaço de culinária tradicional mineira, com comidas deliciosas. Além de ser bem rústico e bem familiar, é também um ótimo local para ir com amigos. Quando você pensa em o que fazer em Belo Horizonte, não pode deixar de fora um restaurante de comida mineira.
Dona Lucinha
Outro lugar ótimo para experimentar a comida mineira. As refeições permanecem em panelas levado no seu perfume todo seu sabor. Espaçoso e confortável, do jeitinho que gostamos para nos sentir em casa!
Bares e Pubs
Walls Gastropub
Pra quem gosta de cerveja: diversos tipos de cervejas e chops artesanais, além de petiscos e pratos em um ambiente rústico e descontraído.
Jack Rock Bar
Essa já é uma aposta para quem é fã de rock. Com Rock ‘n’ roll ao vivo em um clube boêmio recheado de posteres de bandas famosas e mesas de sinuca. Também é comum vários shows covers acontecerem com frequência.
Itatiaia
A casa conta com o maior videowall da América Latina, onde os torcedores assistem jogos de times variados. O bar é o ponto de encontro de apaixonados por futebol, além de possuir um cardápio delicioso!
É isso! Essas foram as dicas que separei para o que fazer em Belo Horizonte. Tenho certeza que vão amar as ideias, e além disso, caso vocês já tenham visitado algum deles comenta aqui embaixo pra eu saber o que você achou!
Se você gosta de textos assim não esquece de conferir o post que fiz sobre O que fazer em Ouro Preto. Aproveitem pra passar lá também, é uma cidade bem próxima de BH.
E se você gosta também de dicas de passeios internacionais, confira o artigo sobre as 12 aldeias históricas de Portugal que tem aqui no Blog.
É isso!
Beijos e até a próxima 🙂
Ju…
Gostaria de dicas de faqueiro elegante de inox com valor popular de 12 serviços.
O que você indica?
Obrigada, adoro seu trabalho.
O Museu da Pampulha está fechado atualmente.