Muitas vezes ficamos na dúvida de qual vinho servir. Afinal, são muitas as opções e cada pessoa tem seu gosto ou preferência. Como anfitriã ou anfitrião, é muito importante você saber escolher um vinho para seu convidado e harmonizar de acordo com o que você vai servir.
Os vinhos são basicamente divididos entre Tintos, Branco e Rosé. Com muita coisa que já aprendi através de estudos, resolvi reunir o básico e fazer um post com dicas (e vocabulário) fáceis que possam de alguma forma ajudar na escolha do vinho.
Qual vinho Servir? Branco, Tinto ou Rosé?
Vinho Tinto
Indicado para dias frios, combina com massas, suflês, risotos e carnes vermelhas. Nunca deve-se deixar vinhos tintos expostos ao sol, os meus ficam numa mini adega (vale a pena ter uma!). Servir em temperatura ambiente.
Uma coisa legal de saber é que existem os vinhos encorpados, leves e medianos: Os leves são aqueles que possuem poucos taninos (extraído da casca das folhas e das sementes, funciona como um instrumento de defesa de muitas plantas, que libera um gosto tão amargo que inibe o ataque de predadores. No caso do vinho, são os taninos que dão o toque de complexidade e qualidade ao vinho), menor densidade alcoólica e é mais frutado, já os vinhos fortes são os que possuem muito tanino tem cor mais profunda e maior teor alcoólico.
Vinho Branco
O Vinho Branco acompanha peixes, carnes brancas, saladas, comida japonesa. É super refrescante e ideal para os dias mais quentes. Deve ser servido sempre gelado (BEM gelado).
Vinhos Rosés
O vinho rosé é feito da mistura dos vinhos brancos e tintos. O tipo do vinho usado na mistura determinará a intensidade da sua coloração rosada. São consumidos como os vinhos Brancos.
Vale lembrar que os vinhos são classificados pela procedência (origem/pais). Exemplo: Espanhol, Chileno, Argentino… outra maneira de escolher o vinho é por tipo de uva que foi feito. Quando você não encontrar essa indicação é porque o vinho foi feito a partir de uma mistura de uvas.
Como falei anteriormente, se você gosta do assunto, vale a pena separar um tempo para estudar e aprender um pouco mais. Sugiro você começar por esta aula que é online e gratuita que explica 5 passos para escolher um vinho (Link da Aula). É muito válido, principalmente para quando vamos servir para nossos convidados ou até mesmo saber escolher para presentear alguém.
Bem, é isso! Espero que vocês tenham gostado desse tipo de post! Como já falei não sou nenhuma especialista, mas adoro o tema e já estou programando com o meu marido para fazermos um curso e ficarmos ainda mais por dentro! Afinal, nada como entender o que estamos tomando, não é mesmo?!
Há, e não se esqueçam que o vinho bom mesmo é aquele que combina com o nosso paladar, aquele que gostamos de beber! 😉
Adorei saber um pouco mais sobre vinhos, bem legal o post.
E só fiquei com uma dúvida, o tinto se serve somente temperatura natural? Gelado não é “certo”?
Obrigada 🙂
Bjs
Mariana, tudo bem?!
Então, eu não sou uma especialista em vinhos, mas até onde sei, o ideal é deixar na temperatura natural, ou então em temperaturas de até 12graus (que é o limite de adegas)Eu gosto de deixar na adega porque fica mais frio, porém não gelado.
Vou fazer um post especial sobre vinhos!
Beijo grande,
Ju
Gostei muito de suas dicas. Gosto muito de vinho mais não entendo nada se você poder mandar nome de vinhos que seja bom mais que não seja muito caro ficarei fiarei grato.
Julio, tudo bem?!
Vou fazer um post sobre isso!
Beijo grande,
Ju
Adorei as dicasas, gosto de receber casais de amigos, e fazer a diferença, mas não conheço nada de vinhos ou bebidas, vou aprofundar mais no assunto , suas dicas foram excepcional, obrigada!
Leilia, tudo bem?!
Que bom que você gostou das dicas! Fico muito feliz em saber que você gostou! <3 <3
Beijo grande,
ju
Nossa adorei as suas dicas, adorei esse post eu adoro vinho branco, eu só não sabia com que pratos ele combinava, agora sei. Obrigado Ju amei. Bjs.